Fruta proibida

          Eva saiu da casa de barro que compartilhava com Adão e olhou o redor da colina que habitavam no paraíso. As montanhas que rodeavam a região funcionavam como grandes muralhas que os impediam de sair dali, e também qualquer outro ser chegar até eles. Adão dormia na rede após a refeição. Eva se deitou na outra rede e passou um bom tempo pensando sobre si mesma e o paraíso. Aquela vida não era ruim, cuidava de Adão, tinham sua casinha, comida. O lugar era quente e não tinham roupas lavadas porque as roupas ainda não tinham sido inventadas, a temperatura não variava muito e estava sempre entre 23 e 30 graus celsius. Eva via as montanhas cobertas de branco sem saber o que era aquilo, na verdade, ela perguntara a Deus e ele lhe disse que era neve, que era água congelada. Ela não entendeu e ele um dia fez chover granizo, para mostrar para ela o que era o gelo, o frio e o que era congelado.
          Deus estava preocupado porque ela sempre perguntava alguma coisa, queria saber mais do paraíso e do mundo que a rodeava, perguntou porque havia aquelas muralhas tão altas. Deus respondeu que ele quis assim. Um dia ela convenceu Adão a caminhar até lá e chegaram no sopé  das montanhas, começaram a subir mas não conseguiram ir adiante, não havia caminho e eles não conseguiam escalar. Voltaram cansados.
          Adão sempre era daquele jeito, se Deus mandou, ele nem discutia, fazia do jeitinho que o Todo Poderoso pedia. Adão não era de muita conversa e gostava daquela rede, quando estava com fome, caminhava um pouco, pegava alguma fruta ou alguma castanha.
         _ Adão, o que você acha que tem depois das montanhas?
         _ Não sei, Eva. Deve ter outra montanha, outro paraíso igual a esse aqui.
         _ E se não tiver nada?
         _ Pode ser também. Quando você não tinha chegado aqui, eu perguntei para Deus o que havia e ele disse que era o mundo que ele criou, pedi para ver e ele me disse que não precisava saber mais, que tudo o que eu precisava eu ia encontrar aqui no paraíso.
         _ E aquela árvore que ele falou.
         _ Encontrei também. Estava cheia de fruta, estava até apodrecendo no chão, mas não comi nenhuma, ele disse que era proibido, acho que, se a gente comer, acaba morrendo, igual esses bicho aí que morrem e ficam fedendo, apodrecendo, vem outros bichos comer, você sabe, né.
        _ Sei, eu não conheço essa árvore, você me mostra?
        _ Só se a gente brincar juntinhos essa tarde.
        _ Ah, Adão, seu brincalhão. Brincar de quê?
        _ Brincar de crescer e multiplicar, porque aqui já está crescendo, sei que a gente não multiplicou ainda, mas crescer, cresce bastante!
        Adão e Eva passaram a tarde brincando de crescer e multiplicar, depois adormeceram. No outro dia, acordaram cedo e foram caminhar até a árvore que Deus tinha falado.
        _ Essa árvore é bonita mesmo! Você não comeu mesmo da fruta?
        Adão olhou para ela com cara de quem não queria falar sobre o assunto.
        _ Para dizer a verdade, quando você não estava por aqui, peguei umas do chão, que estavam bem passadas e coloquei num pote e larguei, eu até pensei em comer, fiquei naquela dúvida, deixei passar uns dias. Precisa ver, elas fermentaram no pote, aí eu pus o dedo e lambi.
        Eva não podia conter o seu interesse.
        _ E aí?
        _ Estava muito bom, eu bebi tudo e fiquei tonto, tonto, não consegui nem andar direito, o paraíso estava girando. Vamos isso de novo?
       Eva concordou. Recolheram os frutos da árvore, colocaram num pote e esperaram fermentar. Formou uma bebida de gosto diferente da água e muito forte. Ainda não sabiam que aquilo era álcool. Beberam tudo, ficaram tontos, o paraíso girava, eles dançaram e cantaram, depois dormiram sonos pesados e acordaram com muita sede.
          Enquanto bebiam água do riacho, ainda tinha umas frutas da árvore ali com eles e, como estavam com fome, comeram tudo o que tinham. Justo naquela hora, Deus apareceu e os questionou.
       _ Vocês comeram do fruto que eu proibi de comer?
       _ Sabe, Deus, na verdade, foi dizendo Adão, a gente bebeu. Deixamos aquelas frutas no pote e elas viraram uma bebida diferente, a gente bebeu tudo, ficamos tontos e acordamos com fome, tinham algumas aí, a gente comeu, mas não foi nada de mais...
        _ Quem teve essa ideia?
        Vendo que Deus não estava contente, Adão saiu-se logo com essa:
        _ Foi a Eva, Deus, foi a Eva, ela queria conhecer a árvore!
        _ Agora vocês comeram tudo e não deixaram nada para mim!
        Deus estava muito bravo por isso, não sobrou nada para ele, e ele queria comer da fruto porque era muito saborosa e se fazia uma bebida deliciosa que ele apreciava. Não poderia mais beber até a próxima safra.
         Foi Eva que começou a conversar com Deus.
         _ Mas, Deus, se você não queria que a gente pegasse a fruta, porque você a colocou aqui no paraíso?
         _ Porque eu criei o clima perfeito para ela, a mais doce, a mais saborosa das frutas eu disse que não era para pegar, ela dá poucos frutos por ano, terei de esperar mais um ano para ter fruta de novo.
        _ Mas você não pode fazer dar fruta de novo?
         _ Isso dá muito trabalho. Quer saber? Caiam fora do paraíso, vão embora, depois a gente conversa.
        Dito isso, Deus fez a terra tremer e o terremoto derrubou uma parte das montanhas que cercavam o paraíso, Adão e Eva saíram por ali e caminharam, começaram a sentir frio e viram que estava nus e precisavam de algo para se proteger, arrumaram capim e trançaram umas vestes, depois melhoraram e inventaram as roupas. Na caminhada para outro lugar, encontraram um outro casal ainda nus e morrendo de frio. Também se chamava Adão e Eva.
         _ Vocês também são Adão e Eva?
         _ Somos.
         _ Também moravam no paraíso?
         _ Sim.
         _ Então, tá, vamos seguir juntos até achar um lugar para morar.
         _ Será que tem outro paraíso?
         _ Deve ter, parece que o mundo é grande.